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A Genesis do ERP – Como as empresas desenvolviam suas operações

Tecnologias antes do ERP – Como as empresas desenvolviam suas operações

Como vimos anteriormente, o ERP que conhecemos hoje surgiu da necessidade das empresas em competir num mercado globalizado e se serviram de duas disciplinas, a Gestão de Processos e a Tecnologia da Informação, que passaram de um propósito isolado para um propósito colaborativo.

Em essência, essas duas disciplinas ajudaram a formar a base do ERP, porém lá no início ainda era restrita a grandes corporações, que dispunham de capital suficiente para investir nos computadores de grande porte. E como as demais organizações, sem a capacidade de investimentos das grandes companhias, tocavam seus negócios?

O ser humano sempre foi criativo e empreendedor e diversas alternativas foram apresentadas ao mercado como soluções de investimento acessível. Como nosso assunto é ERP, vamos tratar daquelas soluções mais comuns no fim da década de 1970 e meados da de 1990.

Uma das opções era o bureau de serviços (os precursores do BPO) que em alguns casos possuíam computadores e processavam, por exemplo, as informações contábeis das empresas e cobravam uma taxa pelos seus serviços. Os clientes desses bureau de serviços remetiam os documentos para que fossem classificados, planilhados, digitados e processados.

Apesar de ser um avanço para época, essa ação apresentava diversas falhas na sua execução como, por exemplo, o tráfego de documentos entre o cliente e o bureau (extravios, ou falta de remessa do documento original para ser processado eram alguns dos problemas mais frequentes).

Ainda na Contabilidade, existiam processos mecanizados e até mesmo manuais dos registros contábeis, que exigia um volume expressivo de pessoas na execução de um mesmo trabalho. No controle dos estoques das empresas empregava-se o sistema indexado de arquivos de fichas conhecido no Brasil como Kardex. No departamento pessoal, os relógios de ponto mecanizados eram utilizados para os registros das horas trabalhadas e, em muitos casos, utilizava-se as fichas de ponto com preenchimento manual. Era a época dos malotes, das francesinhas no departamento financeiro. Aliás, era a época dos departamentos (apesar do significado hoje ser outro).

Em resumo, era assim que as empresas tocavam seus processos de negócios, mas de repente surge no mundo um fato novo, que teria um impacto significativo no meio empresarial. Surgem os Microcomputadores e as software-houses, porém esse é um assunto para nossa próxima publicação.

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