Blog

O ERP do Futuro – Seu Usuário está preparado?

Em tempos de IA como adequar o Usuário do seu ERP à nova realidade. Potencializar para Empoderar!

A Inteligência Artificial vem provocando grande ansiedade no mundo corporativo incluindo claro, os usuários de ERP. Uma preocupação começou a dominar esses usuários: vou perder o meu emprego? Bom minha bola de cristal desde que eu nasci não saiu da assistência técnica, mas o que eu posso assegurar é que muitas funções certamente serão extintas e novas criadas. As tecnologias não são imparciais assim como ela nos beneficia ela também nos afeta. A boa notícia é que você, usuário de ERP, em tempos de IA pode começar a se preparar. 

Desde o início dos tempos o ser humano e a tecnologia caminham lado a lado e alias a tecnologia só existe devido ao ser humano. O homem dominou o fogo, aprendeu a falar e com isso se comunicar, o homem aprendeu a escrever e multiplicou o conhecimento e depois com Gutenberg distribuiu o conhecimento. Vamos avançar um pouco no tempo; alguém se lembra da máquina de escrever? Pois é, durante anos um bom datilografo era um profissional respeitado e em muitas das vezes um pré-requisito para contratação em determinadas profissões. Bom, lá no início dos anos de 1980 surgiu uma máquina nova chamada de computador pessoal, em seguida, um software chamado editor de texto, que aliado a uma impressora foi o golpe de misericórdia na profissão de datilografo.  O que os datilógrafos fizeram? Não posso precisar, mas alguns já estavam perto de se aposentar e foram para aposentadoria saudosos dos tempos da máquina de escrever, outros logo “APRENDERAM” a lidar com as novas tecnologias e seguiram em frente. Bom, e é exatamente isso que um usuário de ERP deve fazer: APRENDER a lidar com a nova tecnologia, e nisso podemos AJUDAR.

O ERP do Futuro (e esse futuro está mais presente do que se imagina) traz a IA como um diferencial de peso. A maioria dos fabricantes assumem que as organizações, atualmente, têm seus ERPs trabalhando PARA elas, e as novas gerações de ERP com uso intenso de IA terão os ERPS trabalhando COM elas, como se usuários fossem, mais tecnologia menos humanos.

A realidade no momento é outra, muitas empresas AINDA TRABALHAM para o ERP e isso pode ser facilmente explicado. Desde 2015, o Brasil vem vivendo uma série de crises econômicas e políticas que teve o cenário agravado com a pandemia. Muitos investimentos foram represados entre eles os que tratavam de melhorias e manutenções no ERP.  Diversas organizações precisaram improvisar e acabaram transferindo para seus colaboradores tarefas que deveriam estar a cargo do ERP. O usuário por sua vez precisando cumprir as tarefas, colocava sua planilha a serviço do ERP. Uma tremenda inversão de responsabilidades. O pior é que o cenário acabou se perpetuando com consequências danosas ao pobre do usuário que tem comprometida sua qualidade laboral e de vida, isso sem falar na qualidade do trabalho que certamente fica comprometida.  Um outro cenário bastante frequente foi a recomposição dos postos de trabalho pós-pandemia, com a aplicação de usuários pouco ou nada capacitados na condução do ERP. E mais uma vez, lá vai o usuário desenvolver uma tarefa que caberia ao ERP realizar.  Existem ainda outros motivos, mas fiquemos apenas nesses.

Bom, o que fazer? Como preparar o usuário do ERP para os novos tempos? Um primeiro passo quem deve dar é o próprio usuário, compreender que ficar passivamente alheio ao que está acontecendo não vai funcionar. Uma dica importante é que esse mesmo usuário observe suas tarefas diárias e verifique aquelas que caberia ao ERP realizar, e uma vez identificadas sinalizar para suas lideranças as medidas que devem adotar. Verifique, por exemplo, se a implantação de um módulo não resolveria a questão. Elimine customizações desnecessárias. Observe o processo e certifique-se que ele de fato é uma operação de ERP, ou, se não valeria a pena a utilização de uma ferramenta “no code” de BPM. Aliás conheça os processos de negócio, é por ele que os DADOS tramitam, tenha uma visão holística de sua organização, não se limite ao seu mundo, explore o universo a sua volta.

IA tem como base os DADOS, então beba da mesma fonte, comece utilizando as ferramentas de Business Intelligence, os famosos BI, troque sua planilha pelo uso de ferramentas desse tipo, você certamente irá exercitar a transformação de DADOS em INFORMAÇÃO.

Em tempos de IA, o usuário moderno será aquele que melhor a compreender, você não precisa conhecer cada DADO, mas pode entender que categoria de DADOS IA estar se servindo e saber PERGUNTAR. Albert Einstein disse certa vez que: “NÃO SÃO AS RESPOSTAS QUE MOVEM O MUNDO, SÃO AS PERGUNTAS”, nunca esteve tão atual nesses tempos de IA.

Nós aqui da GENESIS estamos sempre prontos para ajudar, CONTE CONOSCO.

POTENCIALIZAR SEU ERP E EMPODERAR SEU USUÁRIO, É PRECISO


Leia outros artigos aqui

Preencha seus dados para entrar em contato via Whatsapp